TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
Bombeiros Militares realizam resgate de tartaruga em Balneário Camboriú
-
Fotos: Divulgação / CBMSC -
Equipe do Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú aplica procedimentos de salvamento humano para reabilitar tartaruga em estado crítico
Uma missão de resgate das praias do Buraco e Central, em Balneário Camboriú, se transformou em um ato de salvamento inusitado quando uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionada para liberar uma tartaruga presa em uma rede de pesca.
Os guarda-vidas, em ronda preventiva no mar, deslocaram-se de jetski para libertar a tartaruga da rede de pesca. Contudo, ao devolvê-la ao mar, perceberam que ela permaneceu inerte e afundou. Diante dessa situação, os bombeiros decidiram agir rapidamente. "É difícil ver alguém nessa situação, mesmo um animal. Ela estava fraca e com muita dificuldade de respirar", relatou o subtenente Jorge Luiz de Souza Batista, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CBMSC em Balneário Camboriú.
A tartaruga foi conduzida até o GBS, onde a equipe, em colaboração com um órgão especializado em resgate de animais na cidade, aplicou procedimentos semelhantes aos realizados em seres humanos em situação de afogamento. Mantendo-a em declive, com a cabeça pouco abaixo do corpo, e utilizando toalhas molhadas para resfriar o casco, os bombeiros ofereceram oxigênio à tartaruga.
Com o passar do tempo, a tartaruga apresentou melhoras significativas. "As nossas equipes estão constantemente se atualizando para que possamos salvar pessoas em situação de afogamento, ainda que o objetivo principal seja sempre a prevenção. Ver que esse conhecimento foi fundamental para essa tartaruga e que ela vai poder voltar ao seu habitat natural em segurança, é muito gratificante", destacou o subtenente.
Após sua recuperação, a tartaruga foi entregue a um órgão especializado do município para acompanhamento e posterior retorno ao mar.
Deixe seu comentário